Mato Grosso, Ter�a-Feira, 30 de Abril de 2024     
Novo Portal
Comunidade acadêmica manifesta apoio ao bispo Casaldáliga
MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIEDADE
Comunidade acadêmica manifesta apoio ao bispo Casaldáliga
24/01/2005 16:02:03
por Coordenadoria de Comunicação Social
Universidade homenageia Casaldáliga durante 2ª edição do Festival Ecológico em Luciara
Universidade homenageia Casaldáliga durante 2ª edição do Festival Ecológico em Luciara

Quem não sonha alto na juventude, dificilmente vai ter uma vida generosa, uma vida que valha a pena. É a hora de definir a vida, definitivamente. Poderá ter tropeços, perder o caminho, perder-se de vez em quando, mas se sonhou alto, encontrará o caminho de novo (...).

A grande verdade é que só vence aquele que continua, aquele que persiste, aquele que tem esperança e sabe passar a bandeira às novas gerações. Eu continuo cada vez com mais esperança. Essa é a minha vitória!

Pedro Casaldáliga


A Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, presente na região nordeste do Estado de Mato Grosso desde o início dos anos 90, tem sido testemunha das empreitadas pastorais lideradas pela Prelazia de São Felix do Araguaia e por D. Pedro Casaldáliga, que respondeu, oficialmente, como Bispo de 1971 a 2003, e que será sempre, sem dúvidas, líder espiritual daquela região.

Professores, alunos e funcionários da Unemat que ali trabalham ou mesmo os que apenas uma vez estiveram naquela região, com certeza, foram atingidos pelo sentimento corrente lá. Sentimento este que se transforma em causa. Causa esta que é a dos pobres e dos historicamente excluídos e que, segundo Pedro, valem mais que a sua própria vida.

Em consonância com os princípios da solidariedade e da sustentabilidade expressos no Estatuto da Unemat é que temos o compromisso com o desenvolvimento histórico e sócio-espacial daquela região e reconhecemos todos os que foram e são nossos parceiros nesta empreitada. Antes de nós, este homem e seus companheiros já estavam no Araguaia travando a luta por educação de qualidade e compromissada com a região.

Recentemente durante o II Festival Ecológico Cultural das Águas de Mato Grosso – Águas do Araguaia , a Unemat homenageou D. Pedro reconhecendo sua resistência e compromisso com as causas sociais da região, por mais de três décadas .

Diante da substituição do Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, devido à renúncia de D. Pedro, em fevereiro de 2003, nos colocamos solidários aos que reivindicam a sua permanência na região do Araguaia, pois acreditamos em suas causas e lutas e fazemos delas a razão de ser Universidade - de ser de “todos e para todos”. Com ele queremos sempre aprender para que nossa atuação não seja órfã de sentido e objetivo; Que as dimensões social, cultural, política, institucional, econômica e, sobretudo, ética da Educação Superior que propomos se complementem pela pedagogia da luta que a presença de D. Pedro representa.

Cáceres/MT, janeiro de 2005

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada